ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Iluminação que remete à atmosfera de um lugar

RESTAURANTE LIBANÊS SOUK - Atenas / Grécia


Este restaurante proporciona uma viagem estimulante à Beirute - uma cidade multifacetada de cultura histórica e contemporânea, arquitetura, religião e design. Não só através do aroma da sua deliciosa culinária, mas da concepção do espaço arquitetônico e da luminotécnica.
O uso da madeira, concreto e armações de metal industrial, dão ao restaurante uma linha contemporânea. A influência arquitetônica islâmica é sugerida nas claustras ( treliças premoldadas ) e nos mosaicos em tons terra no piso.
Na iluminação o que é mais surpreendente é o brilho multicolorido do neon entre as barracas de comida, remetendo à atmosfera dos mercados de rua de Beirute - um clima de agitação. Já os pendentes sobre as mesas que parecem  potes de cerâmica com luzes quentes dão rusticidade e acolhimento. Aliás, estas luminárias já apareceram numa postagem aqui no blog sobre um café na Austrália. Ainda não consegui saber o fabricante. Se alguém souber...







Projeto: K-STUDIO
Imagens: Yatzer.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Iluminação de Recepção Comercial

O teto flutuante iluminado é sempre uma ótima opção para dar beleza ao ambiente, mas aqui vale destacar o balcão retroiluminado, que funciona como uma caixa de luz em acrílico. Impactante.




Projeto: Angel Court - Londres

Retrofit com LED





********************
********************
********************











********************
********************
********************


Aos poucos os edifícios comerciais, principalmente os mais antigos que ainda usam lâmpadas incandescentes, estão se rendendo às LEDlamps.

Chegando no andar do consultório de um antigo médico, observei uma intensidade luminosa maior no piso saindo apenas de um ponto de luz no centro do hall das salas médicas.
E aí reparei que tinham trocado a lâmpada por uma powerled com base E27 somente nesta luminária do meio, enquanto os outros pontos na mesma linha continuavam com a velha incandescente classic com bulbo claro. 
Reparem nas fotos a nítida diferença.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Iluminação de Museu - flexível e sustentável

Case: AMGUEDDFA CYMRU - Museu Nacional do País de Gales - Cardiff / Reino Unido

A iluminação horizontal representada pelas caixas de luzes no teto revestidas de telas tensionadas (Barrisol) dá a aparência de luzes do céu sem lâmpadas visíveis. Para a iluminação vertical luminárias LED wall washer da ERCO foram usadas em trilhos eletrificados dando flexibilidade ao sistema. A mistura das temperaturas de cor  luz do dia ( horizontal ) e branco quente ( vertical ) ficaram perfeitamente equilibradas.



Projeto Luminotécnico: Alwyn Jones Architects / Arup Cardiff / Charlie Upton
Fonte e Imagem: Mondo Arc

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Iluminação Residencial - detalhes que valorizam

Bem vindo 2013! Primeira postagem do ano e eu mostro imagens de uma residência em Cingapura - projeto da KNQ ASSOCIADOS - com design contemporâneo, mobiliário de luxo e uso de materiais reflexivos como o espelho criando uma atmosfera brilhante.Os detalhes luminotécnicos, do gesso à marcenaria ,contribuiram para todo este glamour.











Imagens: KNQ Associates