ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

sábado, 12 de março de 2011

Iluminação de Exposições

Case: Pintores Austríacos * Nascimento da Arte Moderna
Milão / Itália
Lighting Designer : Barbara Balestreri

O projeto de iluminação para esta exposição, tendo em vista que representa o nascimento da Arte Moderna, na Áustria, tenta levar os visitantes através da descoberta das obras de arte, estimulando também a introspecção psicológica dos principais artistas austríacos: Egon Schiele e Gustav Klimt.


A luz desempenhou um papel chave na correta visualização das obras de arte, tanto nos desenhos em papel quanto nas pinturas. Uma das principais características do conceito da lighting designer foi o uso de cores quentes através de fontes de luz halógena de diferentes potências, com uma reprodução de cor alta e feixes de luz de diferentes larguras.
Os projetores são dimerizáveis, a fim de ajustar a intensidade luminosa e assegurar níveis muito baixos de iluminação, especialmente para as obras de arte em papel que são extremamente delicadas. Além disso, esses projetores estão equipados com lentes e acessórios especiais para evitar qualquer efeito de brilho e garantir uma luz difusa, pontual ou linear, conforme o caso.

A luz ambiente suavemente lava as paredes, enquanto os desenhos de Schiele, em que os níveis de luz são muito baixos para fins de conservação (máximo 30 lux), são verticalmente destacados por "escovas" de luz.
Desenhos de Klimt e Kokoschka são iluminados por uma luz horizontal suave, enquanto todas as telas à óleo são enfatizadas com uma luz mais acertativa (250 lux).



Fonte: Lighting Academy

Nenhum comentário:

Postar um comentário