ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Iluminação de Fachada - Patrimônio Histórico

Case: Casa das Arcadas - São Paulo / SP


A Casa das Arcadas, uma construção da década de 20 em estilo neoclássico, situada no centro de São Paulo, teve sua fachada restaurada em 2009 e o projeto luminotécnico foi feito pelo lighting designer Plínio Godoy, titular do escritório Luz Urbana.
Para destacar os elementos arquitetônicos presentes na casa, a iluminação contou com 47 arandelas para lâmpadas de vapor metálico e 36 projetores para lâmpadas fluorescentes. Devido à impossibilidade de seresm instaladas nas calçadas no entorno da construção, as luminárias tiveram que ser fixadas no próprio edifício. Plínio utilizou técnica francesa de iluminação e se preocupou em como as pessoas que transitam pela região observariam a fachada, por isso realizou um trabalho com luz vertical, que contrasta com os destaques de volumes e texturas.

Foram utilizadas arandelas - instaladas na parte superior dos pilares - para destacá-los e dificultar a ação dos vândalos. O mesmo tipo de luminária também ilumina os arcos que dão nome à casa.
Já os projetores foram usados no segundo pavimento, para valorizar os pilares decorativos, criando uma luz dramática. Para o pórtico superior, Plínio utilizou luminárias fixadas em placas instaladas a 20cm do prédio: já a base da cúpula central é destacada por seis projetores.



Fonte: Lume Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário