ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

domingo, 6 de junho de 2010

Iluminação de um Hall Social/Portaria Residencial

ANTES
DEPOIS
ANTES




DEPOIS
------------------------------------
O ponto de partida para este projeto luminotécnico do Hall Social de um prédio residencial na Gávea-RJ foi o uso de lâmpadas econômicas e eficientes em substituição às lâmpadas incandescentes existentes e a valorização dos quadros com o uso correto da luz.
Na iluminação dirigida usei lâmpadas halógenas IRC ("infra-red coating") que tem tecnologia baseada na reflexão de raios infravermelhos através de um tratamento especial na superfície interna do quartzo e da simetria na construção do bulbo da lâmpada. Estes raios, que seriam emitidos para fora do bulbo são refletidos de volta ao filamento. Com isso, uma quantidade menor de energia é necessária para mantê-lo em sua temperatura ideal de funcionamento, o que resulta numa economia direta de energia de até 35% e um menor aquecimento do ambiente. Estas lâmpadas também possuem uma vida útil mais longa e UV FILTER: bulbo de quartzo que filtra em até 5 vezes a radiação UV, evitando o desbotamento de cores.



Sobre os vasos de plantas usei lâmpadas halógenas TITAN que possuem emissão de luz mais fria decorrente do refletor dicróico que reduz em até 66% a radiação térmica emitida pela lâmpada.


Para dar um ar de modernidade ao Hall foram feitos rasgos no gesso para iluminação indireta através de sancas invertidas usando lâmpadas fluorescentes tubulares de alta eficiência com temperatura de cor de 3000K.


Para a iluminação geral de todos os halls dos elevadores foi usada luz difusa através de lâmpada econômica fluorescente compacta de longa durabilidade com temperatura de cor de 2700K.

























Projeto Luminotécnico: Angela Abdalla

Nenhum comentário:

Postar um comentário