ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quinta-feira, 8 de abril de 2010

LUZ , PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO







A iluminação pode desempenhar importante papel reforçando a percepção espacial e alterando o nivel de atividade e o estado de ânimo do usuário.
A luz podendo influenciar a percepção, é capaz, por exemplo, de fazer um espaço parecer maior ou menor. Se distribuída de maneira uniforme pode fazer um espaço parecer maior, mas ao mesmo tempo, pode fazê-lo parecer pouco interessante ou monótono, pela ausência de sombras. Assim como, iluminação não uniforme pode fazer um espaço parecer menor,particularmente se as paredes e os cantos forem escuros, podendo também criar uma sensação de intimidade.
Iluminação periférica tende a promover atitudes de relaxamento.
Na verdade, a distribuição de luz não uniforme costuma não ser benéfica ao conforto, mas é mais expressiva. Assim, a luz pode ser utilizada também como fins estéticos.
A iluminação pode ser descrita, de um modo geral, como difusa ou direta. A luz difusa minimiza as sombras e fornece uma atmosfera mais relaxante e menos estimulante. Quando a luz difusa é usada sozinha, nenhum dos objetos no campo visual é destacado. Já o uso da iluminação direta pode dar destaque e sombras que enfatizam textura e forma.
A luz pode também criar um efeito dramático quando há um grande contraste, ou seja, um ambiente com muito brilho ao lado de um na penumbra.
Diferentes graduações de brilho podem ser usadas para criar ambientes festivos ou românticos. O brilho concentrado em determinado local atrai a atenção.
Um sistema pode ser projetado com determinada intenção de comportamento. Podemos produzir iluminação num plano horizontal de realização de determinada atividade, tornando subordinados os elementos verticais e que estejam localizados acima do plano de atividade. Valorizam-se assim, as atividades e pessoas situadas nesse plano iluminado. O resto do ambiente, que compõe o entorno, aparece como uma área neutra ou como uma influência visual subordinada. Essa situação tende a aumentar o alerta dos ocupantes para o detalhe próximo, para as outras pessoas, e seus movimentos. E, essa condição parece encorajar uma atitude de agregação e envolvimento entre os ocupantes. ( FLYNN, J.E. , SEGIL , A.W. ,1970 ).
Por outro lado, ao se reduzir a iluminação nas áreas horizontais , aumentando-se a das áreas verticais e acima do nível da cabeça , são gerados espaços impessoais, a percepção para detalhes nas áreas próximas é menor e as pessoas situadas na área central da atividade tendem a aparecerem mais como uma silhueta. Essa condição, então, torna as atividades localizadas na área principal subordinadas ao ambiente como um todo. Avaliando tal situação, essa condição tende a induzir uma atitude mais introspectiva na pessoa, produzindo uma atmosfera mais intimista , na qual os indivíduos tem a sensação de relativa privacidade ou autonomia. ( FLYNN , J.E. , SEGIL , A.W. , 1970 ).
Como resultado dessas influências no comportamento, altas intensidades da iluminação geral, tende a contribuir para um aumento da atividade e eficiência, enquanto que baixas intensidades tendem a reforçar uma atitude mais calma.
Logo, considerando-se os fatores humanos , a luz não deve apenas iluminar, mas também funcionar como um fator de auxílio à Arquitetura e Decoração , realçando determinadas formas ou elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário